A economia circular tem ganhado força, globalmente, trazendo modelos de negócios que evitam a extração de recursos naturais e diminuem o descarte de resíduos ou insumos em prol de benefícios ambientais e socioeconômicos ao mercado.
Mais do que forte tendência, a implantação de ações práticas em economia circular é um compromisso. Neste sentido, empresas de todos os setores estão sendo desafiadas a repensar seus modelos de negócios para reduzir o impacto ambiental.
Os números mostram. Dados da pesquisa mais recente realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que 76% das empresas já desenvolvem iniciativas voltadas para a economia circular no país.
Além disso, o estudo mostra também que 88% dos empresários consideram as práticas de extrema importância para a indústria brasileira. Entre as principais iniciativas são citadas ações como a reciclagem de materiais, reuso de água e logística reversa, por exemplo.
Diante deste cenário, a BORKAR foi convidada pela Toyota a compartilhar a sua experiência nas ações sobre economia circular, em workshop ESG, realizado em junho, no Parque Tecnológico de Sorocaba.
Durante o workshop, promovido pela Toyota, em parceria com a Brazilian Automotive Suppliers Association (Brasa), a BORKAR exemplificou a aplicação prática da economia circular em seus processos fabris reutilizando resíduos e materiais das montadoras.
Acompanhe este artigo e saiba mais sobre as práticas ESG da BORKAR.
Confira!
Da economia linear a economia circular: um salto de sustentabilidade
A transição da economia linear para a economia circular representa uma mudança essencial para a sustentabilidade global.
A economia linear é um modelo econômico que segue um modelo tradicional padrão de “extrair, produzir, consumir e descartar”.
Neste ciclo, matérias-primas são retiradas do meio ambiente, transformadas em produtos que são usados e, eventualmente, descartados como resíduos.
Este modelo gera um grande volume de desperdício e contribui para a degradação ambiental e o esgotamento de recursos naturais.
Em contraste, a economia circular promove um ciclo em que os resíduos são continuamente reintegrados no processo produtivo. Em vez de descartar materiais, eles são reciclados, reutilizados e reintroduzidos, minimizando o impacto ambiental e fomentando a sustentabilidade.
Este modelo busca criar um sistema em que os recursos são mantidos em uso pelo maior tempo possível.
Empresas como a BORKAR, líder no mercado de tapetes originais automotivos, demonstram como essa abordagem pode ser implementada efetivamente no seu segmento: a indústria automotiva.
Adotar práticas de economia circular é um passo essencial para construir um futuro mais sustentável e responsável, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia.
Leia mais em: Consumidores conscientes exigem tapetes automotivos originais e sustentáveis
BORKAR: um exemplo de economia circular na indústria automotiva e seus benefícios
Na prática, a BORKAR aplica a economia circular em seus processos fabris reutilizando resíduos e materiais das montadoras.
Esse método não só reduz a quantidade de lixo descartado, mas também transforma os resíduos em recursos valiosos para novos ciclos produtivos.
Adotar a economia circular oferece diversos benefícios para a redução de custos, para a sustentabilidade e um futuro mais verde, incluindo:
1. Redução de emissões de poluentes
Ao diminuir a quantidade de resíduos descartados e promover a reutilização de materiais, a economia circular ajuda a reduzir as emissões de poluentes. Isso melhora a qualidade do ar e diminui o impacto ambiental negativo.
2. Conservação de recursos naturais
Reutilizar materiais significa menos necessidade de extrair novas matérias-primas, o que ajuda a preservar os recursos naturais para as futuras gerações. A economia circular promove uma abordagem mais sustentável na utilização de recursos.
3. Minimização de resíduos industriais
A reintegração de resíduos no processo produtivo reduz significativamente a quantidade de lixo industrial, mantendo o meio ambiente mais limpo e sustentável. Isso é fundamental para a sustentabilidade a longo prazo.
4. Redução de custos de descarte
Reaproveitar resíduos pode reduzir os custos associados ao descarte e à gestão de resíduos industriais. A economia circular não só é boa para o meio ambiente, mas também para o balanço financeiro das empresas.
5. Criação de valor agregado
Produtos feitos com materiais reciclados ou reutilizados podem ser vistos como ecologicamente corretos, agregando valor à marca e atraindo consumidores conscientes do ponto de vista ambiental. A economia circular pode, portanto, ser uma vantagem competitiva.
6. Economia em materiais
Reutilizar materiais existentes pode resultar em economia significativa de custos, pois reduz a necessidade de adquirir novas matérias-primas. Isso aumenta a eficiência econômica e reduz os custos de produção.
Você também pode se interessar por: 5 motivos para optar por tapetes originais para o veículo
BORKAR: fabricação de tapetes originais automotivos e sustentáveis
A BORKAR utiliza materiais de ponta na fabricação dos nossos tapetes, incluindo componentes ecologicamente corretos, que não só oferecem excelente resistência e conforto, mas também promovem a sustentabilidade ambiental.
Considerados processos produtivos eco-friendly, porque são constantemente atualizados para reduzir o impacto ambiental, demonstrando o compromisso da BORKAR com um futuro mais verde.
Além do compromisso em prol do meio ambiente, a BORKAR fabrica tapetes originais automotivos com travas de segurança, dimensionados precisamente para se adequar ao modelo de cada veículo.
Os produtos fabricados passam por uma série de testes rigorosos e protocolos de segurança antes de receberem a aprovação das montadoras. Todo esse rigoroso processo é realizado para garantir que o motorista possa dirigir de maneira segura e prática.
Venda segurança em sua concessionária.
Venda tapetes originais automotivos!